segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Contato Zero - Texto da Maria

A regra do “nenhum contato”

Esta é uma regra fundamental para você se livrar do psicopata. Comecei a aplicá-la após tentar vários outros meios de suportar uma convivência diplomática com Pedro no pós-namoro, porém sem sucesso. Os participantes do fórum de psicopatia de Robert Hare estão sempre lembrando uns aos outros da “no contact rule”. Realmente, só isso funciona.

Tentei perdoá-lo e seguir em frente, sendo receptiva às tentativas de contato dele. Não deu certo. Tentei manter distância física mas responder e-mails e telefonemas. Não deu certo. Tentei pedir que ele se afastasse para eu refazer minha vida. Ele não se afastou. Tentei forçar a barra de uma amizade, e foi impossível. Por que? Porque ele continuava mentindo e tentando me manipular. Depois de algum tempo, você pega várias coisas no ar, você aprende como a pessoa age. Ele falava algo, eu pensava: “mentira”, ele contava uma estória, eu captava: “está bancando a vítima para me manipular”. Enfim.

Tudo foi ficando irritante demais para mim. E o pior: apesar de ter superado o fim, eu continuava caindo nas ciladas que ele armava. Eu ainda sentia dó e culpa em proporções suficientes para ele brincar comigo à vontade, exercendo seus dotes de ator dramático. Depois que o namoro acabou ele tentou de todas as maneiras manter meus sentimentos acesos por ele. Eu percebia claramente que ele não sentia mais nada por mim, todavia não aceitava que eu também não sentisse mais nada por ele. Queria me ter nas mãos. Era fácil perceber isso, pelo olhar frio dele, pela atitude indiferente logo após ter chorado baldes dizendo que eu era a mulher de sua vida. Essas coisas me deixavam estupefata. A gota d´água foi quando eu descobri que enquanto ele fazia tudo isso, estava namorando há meses.

Cansei, não tinha porque aguentar aquilo. Ele não é meu amigo, não é digno de confiança, nem de lealdade. Estava me fazendo mal aquele contato. Coloquei um ponto final definitivo faz poucos meses. O último dia que ele me ligou foi hoje (óbvio que não atendi), mas tenho fé que com o tempo ele vai sumir da minha vida para sempre, porque eu não respondo mais às provocações dele. Mantendo distância, estou a salvo. Qualquer mínimo contato é uma oportunidade que você dá para esse tipo de pessoa tentar te manipular. Não vale a pena.

Texto: Maria

11 comentários:

  1. Eu preciso contar a minha história... desabafar... fui vítima de um sociopata ou psicopata, sei lá... Hj me encontro arrasada emocionalmente e financeiramente com um filho dele nas costas... desempregada por causa dele, sem rumo, sem dinheiro, sem direção...sem forças... hj não sei nem quem eu sou... e ele continua querendo me manipular com as mesmas promessas mentirosas de sempre... Eu tive que fugir para outro estado, mas ele continua me cercando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida! Procure fazer valer a regra do contato zero. Peça ajuda em algum serviço social, faça tratamento com psiquiatra e psicólogo.. peça ajuda! Vc realmente precisa ser amparada! A destruição que um psicopata causa é inimaginável.. precisamos nos curar o quanto antes para refazermos nossas vidas... Boa sorte!

      Excluir
  2. Ola, vc postou este texto em outubro de 2011. Minha pergunta é: você conseguiu manter o não contato? Em caso positivo, como Pedro reagiu a essa tua atitude? Como você se sentiu neste processo? Te pergunto isso porque me identifiquei demais com tua estória e estou na fase não contato, ele continua enviando emails eu não respondo mas confesso que não consigo ficar indiferente em cada mensagem que recebo. Te agradeço caso você me responder. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Para nos livrarmos do psicopata temos que ser fortes como o viciado pra se livrar da droga: forca de vontade , manter distancia e nos apegarmos a Deus! Há quase 4 anos me livrei e nao tenho contato algum! Foi difícil mas consegui! Pra se ter idéia do medo que tinha dele paguei o plano de saúde dele até inicio deste ano, 3 a após a separação !

    ResponderExcluir
  4. “ele não sentia mais nada por mim“?! Ele nunca gostou. O blog tem de ser coerente!

    Lidei com vários sociopatas, embora grande parte das relações não fossem nada de especial, mas algumas foram bem desgastante. Confirmo, a única solução é o contacto zero! Ignorar aniversários, etc.

    ResponderExcluir
  5. E se o psicopata está dentro da nossa casa, é o nosso pai ou mãe e temos de conviver com ele todos os dias?

    ResponderExcluir
  6. Como fazer o no-contact se tenho três filhos c ele e ele não quer sair de casa? Eu viajei p outro estado e ele foi atrás de mim. Fica todo doce querendo arrumar as coisas em casa que há séculos enrola p arrumar. Hoje, já consigo falar algumas coisas mas ainda caio em algumas armações dele. Cheguei ao cúmulo de bater nele de tanta raiva... E no fim fico com raiva de mim e até tenho pensamentos suicidas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!!! Procure ajuda! Não permita q ele te manipule a esse ponto. Tudo o q ele disser deve entrar por um ouvido e sair por outro. As palavras e atitudes dele não devem ter nenhum valor pra vc. Pense e trabalhe isso. Agarre Deus! Não tente bater de frente, não tente mostrar q vc está bem e nem q está mal, mantenha a calma. Não o deixe interferir na sua relação com seus filhos.

      Estou a 1000km de distância, mas ainda é muito difícil pra mim. Hj tem um mês q terminei tudo e ainda é muito difícil. Tenho receio. Força!

      Excluir
  7. Hoje posso dar meu depoimento. Fui casada por 10 anos e tenho um filho, depois de seis meses de muita dor posso finalmente dizer que consegui sair das mãos de um perverso. Valeu muito a pena! Toda angustia, medo, dor, tristeza e vazio deram lugar a liberdade.
    Hoje sou livre! Sou feliz! Todos que me encontram dizem que estou diferente, iluminada. Deixei pra trás o peso de um relacionamento que me consumia.
    No momento de maior dor, há alguns meses, quando aceitei que vivia em um relacionamento doentio e resolvi me divorciar encontrei nesse blog a força que eu precisava. Li aqui estórias tão parecidas com a minha. Tudo tão repetitivo, sempre os mesmos padrões.
    Naquela época prometi a mim mesma que quando eu superasse voltaria para dar meu testemunho para as pessoas, que como eu, precisavam se livrar de manipuladores.
    Digo pra você que a única coisa que resolveu foi a regra do contato zero. Precisei abrir processo, fui ameaçada, tive danos ao meu patrimônio, fiquei endividada, sofri constante intimidação. Por meses tive medo de ir ao trabalho e ser agredida ou mesmo assassinada. Fui firme, procurei a polícia, advogados, justiça, delegacia da mulher. Fui até o fim e acreditem valeu a pena! Hoje sou LIVRE, LEVE, FELIZ!
    Deus abençoe todos vocês! Somos fortes, temos brilho, por isso fomos vitimas dessas pessoas perversas. A nossa força foi o que deixou essa pessoa interessada. Fomos desafio a ser vencido. Essa pessoa perversa quis te destruir por que você é tudo o que ela nunca será!

    ResponderExcluir
  8. Olá,vivencio um casamento com um psicopata,narcisista e mais alguns nomes,entrei de gaiata nessa relação para ajudá-lo a sair da droga,engravidei e foi aí que me vi presa nessa relação,perdi a identidade,amigos e familiares e até meu filho do meu primeiro casamento.
    Já faza algum tempo que ao buscar na internet assuntos semelhantes aos que vivencio,mas não é fácil pois ele me tornou dependente financeira também,sei exatamente como teria que fazer,mas como e onde recomeçar do zero com um filho dele?eu realmente preciso que me deem orientação,sou aquela pessoa que escalou e está pendurada a margem do poço,quase soltando mas ainda acredita que retomará a força de sair de lá,sem desistir e voltar pro buraco...

    ResponderExcluir